A Quinta Roda, já ouviu falar ou conhece a história?

Por Rodowessler 19 de março, 2025

Vamos falar um pouco a respeito:

O conceito de quinta roda se resume a uma peça responsável por fazer o elo entre o cavalo mecânico e a carreta. Para evitar grandes desgastes ao longo da estrada, o componente é provido de placas autolubrificantes, de modo a dispensar o uso de graxa. Além disso, a viscosidade presente nessas placas reduz a frequência de lubrificação recomendada para a quinta roda.  

Qual a sua importância?

Entender a origem da quinta roda facilitará o entendimento sobre sua importância. A peça surgiu nos Estados Unidos, sendo uma adaptação de um sistema de acoplamento usado em transportes como carroças e carruagens. Na época, isso foi considerado uma inovação, visto que permitia aos veículos ter mais flexibilidade na hora de fazer curvas. Uma melhor dirigibilidade também implica em um risco menor de acidentes.  

Manutenção preventiva

O sistema da quinta roda é composto pelas seguintes peças: manipulo, trava de segurança, bloco da quinta roda, barra de travamento, garra de travamento e articulações da alavanca. Basicamente, as peças que requerem lubrificação são o manipulo (na parte lateral), a trava de segurança e as articulações de alavanca. A garra e barra de travamento também precisam ser lubrificados, mas isso deve ser feito com a quinta roda devidamente fechada e travada.  

Quais as suas características?

Na maioria das vezes, a quinta roda é feita de aço-carbono. A ideia de usar essa combinação vem dos custos baixos de fabricação e da resistência à ferrugem, que aumenta em função da concentração de carbono. Além disso, a quinta roda tem alturas variadas, por exemplo: 185mm, 250mm entre outras.  

Quais os modelos e principais aplicações da quinta roda?

Existem dois modelos disponíveis para a quinta roda. O primeiro é o de duas polegadas, usado, por exemplo, em carretas bitrem, que unem dois semirreboques. O segundo modelo é o de 3,5 polegadas, que tem aplicações bem diferentes da quinta roda de 2″.  

Como escolher o modelo ideal de quinta roda?

Considerando que os caminhões da frota trafegam na zona urbana ou usam carretas do tipo bitrem, o melhor modelo de quinta roda será o de duas polegadas. Por outro lado, se é preciso usar três semirreboques ou operações fora da malha urbana, a recomendação é adquirir a quinta roda de 3,5″.  

Conheça nossas redes sociais e venha fazer parte dessa comunidade.

Rodowessler, referência em peças para implemento.

       
WhatsApp